domingo, novembro 28, 2010

Orçamento de Estado

Esta semana fui fotografar a votação do Orçamento de Estado na Assembleia da República. Entre muitas fotos fiz esta onde estão Socrates, Teixeira dos Santos e Luis Amado.
Foi com orgulho que vi a foto ser escolhida como foto do dia na EPA - European Press Agency e também impressa com algum destaque no Jornal i no dia seguinte.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Cimeira da Nato

No fim de semana passado decorreu em Lisboa a Cimeira da NATO. Na agência quase todos os fotógrafos estiveram envolvidos na operação de cobertura à Cimeira em si e às contra-cimeiras e manifestações na rua e cada um contribuiu para o "bolo final".
A mim coube-me ficar pela FIL onde decorram todas as reuniões e também algumas chegadas no aeroporto.
No primeiro dia só a assinalar para o meu lado a chegada de Silvio Berlusconi, o homem parece um boneco de cera.
No segundo dia tinha como missão fotografar a Cimeira EU-US onde estaria presente Barack Obama. Para esta cimeira tive de ir duas horas mais cedo para o pavilhão de Portugal devido ao controlo de segurança. Nesta cimeira havia três pools, ou seja três lugares diferentes de momentos fotográficos onde se dividiram os fotógrafos em grupos diferentes sendo atribuído cartões de acesso a cada um deles. A mim calhou-me a mesa da reunião e ao meu colega a chegada de Obama ao pavilhão e depois a conferência de imprensa. Confesso que fiquei um pouco chateado ao saber que apenas iria poder fotografar Obama sentado numa mesa.  Depois de passar o controlo o raio x e o detector de metais levaram-me a mim e aos outros fotógrafos do meu grupo para uma sala onde estivemos cerca de uma hora à espera que Obama chegasse. Aí e pela janela consegui fotografar a "Besta" o carro que Obama usou para se deslocar em Lisboa e onde se pode ver a sua silhueta dentro do carro. Depois lá nos levaram através dos bastidores para a sala da reunião.  Já na escada de acesso à sala com menos de um metro de largura uma senhora chegou histérica aos gritos e nos obrigou a encostar pois junto com Obama anda uma comitiva enorme de fotógrafos e câmaras e nós só poderíamos entrar depois destes o fazerem. Tinham-nos avisado que poderíamos estar na sala entre 30 segundos a 10 minutos. Eu estava equipado com duas máquinas, a Canon 5D Mark II com a 24-70 2.8 e Flash e a Canon EOS 1D Mark III com a 70-200 2.8 . A primeira estava em modo manual e a segunda em modo de prioridade á velocidade. Não sabia quais seriam as condições de luz dentro da sala por isso subi o ISO para 1000 na primeira e 2000 na segunda pois estava sem flash.
Os americanos entraram na sala à "fossanga" como cães ao ataque, depois deles entramos nós. Normalmente em salas que não se conhece a sua disposição apesar da rapidez com que tudo se passa há que ter calma e observar qual o melhor lugar onde se pode estar. Sendo uma reunião entre EU-US teria forçosamente de fazer a mesa e de preferencia onde apanhasse quer Barack Obama quer Durão Barroso.
Nos primeiros 15 segundos dentro da sala mantive-me ao meio onde fiz logo uns planos abertos da mesa e outros fechados de Obama. Assim que vi que tinha a mesa fui para o lado direito pois era onde poderia fotografar Obama de frente, ainda não me tinha posicionado e já tinha um segurança a mandar-me sair da sala, continuei a fotografar já a andar de costas e com o segurança a empurrar-me, dei a volta e mesmo com o segurança a expulsar-me da sala continuei a fotografar desta vez o Durão Barroso. Ao todo não foram mais de 30 segundos dentro da sala.
Mesmo assim estava contente com o resultado. 
Ao sair uma senhora levou o grupo para a saída do pavilhão pois não tínhamos acesso à conferência de imprensa, só que pelo caminho tivemos de passar pela sala onde se iria realizar a mesma e como eu era o último do grupo e já estavam outros jornalistas na sala, aproveitei para me sentar lá dentro e ali fiquei. Não tinha acesso à mesma mas já que estava ali ia tentar a minha sorte e poder fotografar Obama com um pouco mais de tempo. A senhora que tomava conta das pools não deu nem pela minha falta nem pela minha presença na sala.
Pedi ao meu colega da EPA que me trouxesse o portátil da outra sala, pois se saísse da sala já não poderia voltar entrar.
Barack Obama entrou e lá fotografei o Presidente do Estado Unidos que no final da conferência de imprensa, apesar de parecer bastante cansado de tantas reuniões nestes dois dias, não deixou de sorrir.







quarta-feira, novembro 10, 2010

Aminatu Haidar

Activista saaraui Aminatu Haidar, fotografada por mim esta segunda feira nas instalações da Voz do Operário em Lisboa.



sexta-feira, novembro 05, 2010

I love dogs

quarta-feira, novembro 03, 2010

Cheias e ping pong político

Ultimamente e por causa do Orçamento de Estado para 2011, tem havido um autêntico ping-pong político, com declarações a toda a hora, que produzem reacções, que por sua vez produzem reacções às reacções e nós jornalistas e foto-jornalistas temos andado no meio disto e claro que também ajudamos em muito a que isto acontecesse.
Durante quatro dias foi montado um autêntico acampamento jornalístico dentro do parlamento porque o PSD e o Governo estavam reunidos a discutir o Orçamento, felizmente apenas tive de lá estar nos dois últimos dias sendo que só no ultimo, dia 27 de novembro, ouve reunião na qual PSD e Governo não chegaram a nenhum acordo.
No dia 30 e depois de fotografar Passos Coelho em mais uma conferência, fui chamado para ir procurar efeitos do mau tempo que se abatia sobre Lisboa.
Logo à saída da agência, em frente ao Colombo a estrada parecia um autêntico rio, mas a situação mais complicada tinha ocorrido na rua do Coliseu de Lisboa, onde a água chegou a atingir cerca de um metro de altura fazendo alguns estragos e inundações nos cafés e lojas da zona. Quando lá cheguei já os níveis da água tinham descido e apenas fotografei as operações de limpeza
De resto tenho andado muito ocupado com a edição de dois casamentos que fotografei recentemente e que me têm ocupado todo o tempo disponível, brevemente colocarei aqui algumas das fotos.