quarta-feira, Novembro 24, 2010

Cimeira da Nato

No fim de semana passado decorreu em Lisboa a Cimeira da NATO. Na agência quase todos os fotógrafos estiveram envolvidos na operação de cobertura à Cimeira em si e às contra-cimeiras e manifestações na rua e cada um contribuiu para o "bolo final".
A mim coube-me ficar pela FIL onde decorram todas as reuniões e também algumas chegadas no aeroporto.
No primeiro dia só a assinalar para o meu lado a chegada de Silvio Berlusconi, o homem parece um boneco de cera.
No segundo dia tinha como missão fotografar a Cimeira EU-US onde estaria presente Barack Obama. Para esta cimeira tive de ir duas horas mais cedo para o pavilhão de Portugal devido ao controlo de segurança. Nesta cimeira havia três pools, ou seja três lugares diferentes de momentos fotográficos onde se dividiram os fotógrafos em grupos diferentes sendo atribuído cartões de acesso a cada um deles. A mim calhou-me a mesa da reunião e ao meu colega a chegada de Obama ao pavilhão e depois a conferência de imprensa. Confesso que fiquei um pouco chateado ao saber que apenas iria poder fotografar Obama sentado numa mesa.  Depois de passar o controlo o raio x e o detector de metais levaram-me a mim e aos outros fotógrafos do meu grupo para uma sala onde estivemos cerca de uma hora à espera que Obama chegasse. Aí e pela janela consegui fotografar a "Besta" o carro que Obama usou para se deslocar em Lisboa e onde se pode ver a sua silhueta dentro do carro. Depois lá nos levaram através dos bastidores para a sala da reunião.  Já na escada de acesso à sala com menos de um metro de largura uma senhora chegou histérica aos gritos e nos obrigou a encostar pois junto com Obama anda uma comitiva enorme de fotógrafos e câmaras e nós só poderíamos entrar depois destes o fazerem. Tinham-nos avisado que poderíamos estar na sala entre 30 segundos a 10 minutos. Eu estava equipado com duas máquinas, a Canon 5D Mark II com a 24-70 2.8 e Flash e a Canon EOS 1D Mark III com a 70-200 2.8 . A primeira estava em modo manual e a segunda em modo de prioridade á velocidade. Não sabia quais seriam as condições de luz dentro da sala por isso subi o ISO para 1000 na primeira e 2000 na segunda pois estava sem flash.
Os americanos entraram na sala à "fossanga" como cães ao ataque, depois deles entramos nós. Normalmente em salas que não se conhece a sua disposição apesar da rapidez com que tudo se passa há que ter calma e observar qual o melhor lugar onde se pode estar. Sendo uma reunião entre EU-US teria forçosamente de fazer a mesa e de preferencia onde apanhasse quer Barack Obama quer Durão Barroso.
Nos primeiros 15 segundos dentro da sala mantive-me ao meio onde fiz logo uns planos abertos da mesa e outros fechados de Obama. Assim que vi que tinha a mesa fui para o lado direito pois era onde poderia fotografar Obama de frente, ainda não me tinha posicionado e já tinha um segurança a mandar-me sair da sala, continuei a fotografar já a andar de costas e com o segurança a empurrar-me, dei a volta e mesmo com o segurança a expulsar-me da sala continuei a fotografar desta vez o Durão Barroso. Ao todo não foram mais de 30 segundos dentro da sala.
Mesmo assim estava contente com o resultado. 
Ao sair uma senhora levou o grupo para a saída do pavilhão pois não tínhamos acesso à conferência de imprensa, só que pelo caminho tivemos de passar pela sala onde se iria realizar a mesma e como eu era o último do grupo e já estavam outros jornalistas na sala, aproveitei para me sentar lá dentro e ali fiquei. Não tinha acesso à mesma mas já que estava ali ia tentar a minha sorte e poder fotografar Obama com um pouco mais de tempo. A senhora que tomava conta das pools não deu nem pela minha falta nem pela minha presença na sala.
Pedi ao meu colega da EPA que me trouxesse o portátil da outra sala, pois se saísse da sala já não poderia voltar entrar.
Barack Obama entrou e lá fotografei o Presidente do Estado Unidos que no final da conferência de imprensa, apesar de parecer bastante cansado de tantas reuniões nestes dois dias, não deixou de sorrir.







3 comentários:

Patrícia Amaral disse...

Gostei de todas, mas especialmente da 1ª!!
Muito bom trabalho!!
E em tempo record!

Vera Jesus disse...

O trabalho ficou fantástico. Parabéns.

Nuno Sousa disse...

adoro estaa histórias por detrás das fotos. parabens pelo trabalho