segunda-feira, julho 19, 2010

Angola

Vim a Angola acompanhar a visita de Cavaco Silva. É a minha primeira vez em Angola, mas não a primeira em Africa.
A viagem correu bem, viemos cerca de 20 jornalistas juntamente com o presidente num voo comercial normal, que vinha completamente lotado, o que acontece em todos os voos de Portugal para Angola e de Angola para Portugal.
Mal cheguei a Luanda dei logo conta do caos no transito, mesmo à noite e com batedores existem filas e transito compacto. Outra coisa que vi foi uma presença grande de militares armados por todas as ruas da cidade mas que pelo que me informei é apenas por se encontrarem cá alguns chefes de Estado para a cimeira da CPLP.
O primeiro dia de trabalho foi uma correria com um programa estafante para nós jornalistas e calculo que também para o presidente e para a sua mulher. Fomos ao Palácio Presidencial, à Assembleia Nacional, Embaixada de Portugal em Luanda, Palacio do Governo, Faculdade de Direito, ao Centro Cultural e ao fim da noite outra vez ao Palacio Presidencial, tudo isto sempre a atravessar o transito caótico da cidade. Uma das dificuldades em Luanda é a internet que tem uma velocidade muito baixa e que é dificil por vezes conseguir até ligar. Felizmente o nosso hotel tem uma boa ligação de net e por incrivel que pareça nos jardins do Palacio Presidencial consegui ligar-me à net por wireless e enviar todas as fotos da manhã com uma velocidade excelente.
Durante o dia além de fotografar Cavaco Silva foi dando para fazer umas "fotozitas" de rua. Uma situação engraçada ocorreu no hotel onde estou instalado. Quando vim ao hotel no final da tarde ao chegar ao decimo andar onde estou instalado fui espreitar a vista e fazer umas fotos, estavam duas empregadas do hotel sentadas no chão numa salinha e ao ouvirem os clicks da maquina vieram pedir-me para ver as fotos e pediram-me se lhes tirava uma foto. Depois de lhes tirar a foto e de lhes mostrar elas desmancharam-se a rir e disseram-me: "já nois déu álégria póis éstávámós muito cansádas e tristés aquí e támbém vámós ser famósas!!!".
Bem vou descansar amanhã há mais













4 comentários:

Vera Jesus disse...

Enjoy your stay. Nice photos ;)

Sairaf disse...

Grandes fotos,muitos parabéns!!
Nem queiras saber como invejo esse teu pedaço de vida, sempre a conhecer lugares, pessoas, cheiros e culturas muito diferentes, onde tudo isso fica captado no momento do click.
Continuação de boa viagem
Abraços
Sairaf

Sairaf disse...

ah a inveja é no bom sentido, ao menos não passas o teu dia enfiado num escritório 8 a 10 horas!!
Por isso a minha inveja podes considera-la saudável!!
Abraço
Sairaf

Heloísa Galha disse...

Ai esta luz e estas cores...
Belo "apanhado" para o primeiro dia! :)
Aproveita ao máximo!
Beijinho*