quarta-feira, julho 21, 2010

Angola 2º dia

Hoje mais uma vez andamos muito pela estrada em comitiva a visitar os mais diversos lugares. A manhã começou com uma viagem aos arredores de Luanda de cerca de uma hora por estradas que mais parecem caminhos de todo o terreno, ladeados quase sempre por barracas, carcaças de carros, lixo muito lixo, esgotos a céu aberto e um transito caótico. Felizmente temos um batedor que é digno de receber uma medalha tal é a pericia com que anda de moto e como faz abre caminho por entre os milhares de carros com que nos cruzamos no caminho.
Numa pausa falei com ele, felicitei-o e tirei-lhe uma foto pelo espelho da moto, depois como sempre faço mostrei-lhe a foto e ele respondeu "apánhou-mé a rir" e continuou a sorrir!
Voltei a encontrar o fotografo Jordi Burch que tem uma exposição de fotografia cá em Luanda intitulada "Uma Estrada, Dois Olhares" e que foi ontem inaugurada por Cavaco Silva.
Conversamos um pouco e "saquei-lhe" esta foto no meio da nossa conversa, enquanto conversava com ele tirei também a foto a uma senhora com um bebé ao colo numa janela, aqui à noite as janelas das casas têm uma luz especial, que cria umas silhuetas muito interessantes.
Entre um encontro e outro fui enviar umas fotos ao hotel onde está instalado o presidente e a vista que se tem de um dos quartos no topo do hotel é impressionante com barracas no meio dos prédios e se repararem no prédio do lado direito tem um anuncio à marca de carros Jaguar!!!
Tal como referi ontem voltei a encontrar muitos militares armados pelas ruas e as pessoas normalmente param para observar a passagem da comitiva como se de um espectáculo se tratasse.
Nos palacios e edificios governamentais existem sempre guardas, fiz sinal a um desses guardas que lhe ia tirar uma foto ele disse que sim muito discretamente com a cabeça mas fechou os olhos, pensei que fosse o meu flash que tivesse ligado mas não, voltei a tirar mais umas fotos onde fiz 4 disparos ao que ele fez o mesmo, aí sim percebi que era intencional o seu fechar de olhos, não sei qual o motivo mas deixou-me curioso, talvez fosse a sua unica defesa naquele momento intrusivo da minha parte...
Em muito sitios onde paramos encontramos crianças, estas estavam a brincar junto a um camião e duas delas tinham vestidas t-shirts da nossa selecção, um tinha a do Ronaldo e o outro tinha uma com o numero 12 mas que nao tinha o nome nas costas, perguntei-lhe mas ele não sabia de quem era e eu também não lhe soube dizer...
Gosto de silhuetas e hoje em cima de um estrado estava este cameraman que deu para fazer esta foto.
Por ultimo amo cães, adoro mesmo e gosto de os fotografar. Estava na carrinha à espera de arrancar quando me apercebi que vinha um cao a subir a rua só tive tempo de agarrar a máquina, focar e disparar, digo focar pois ela focou, mas focou onde não devia ou melhor focou onde devia, assim quando tiver um cão já sei que nome lhe vou dar: Iveco!!!










1 comentário:

Heloísa Galha disse...

Uma terra de contrastes!
Adoro o guarda de olhos fechados! :)
Continua o óptimo trabalho!
Beijinho,
helo*

Um cão chamado Iveco?! Só podes estar a brincar! :)