quinta-feira, março 25, 2010

Ponte Vasco da Gama

Ando a aprender a mexer no Final Cut e a tirar partido das capacidades de vídeo da Canon 5D Mark II Na terça feira estive de folga e aproveitei para dar um passeio pela zona da Expo junto à Ponte Vasco da Gama e gravar uns planos de vídeo. Plano atrás de plano acabei por ficar com alguns gigas gastos, é que a Canon 5D Mark II a filmar é uma "devoradora" de cartões de memória. Ainda ando muito "verde" em termos de edição mas como sou teimoso lá vou aprendendo devagarinho e já consigo fazer algumas coisas. Comecei por converter todos os ficheiros de vídeo em bruto 1920x1080 para o tamanho de 720x405 mantendo assim o aspecto original, para isso usei o programa Mpeg Streamclip, que até agora é o conversor mais rápido que conheço e converti directamente para Apple Photo - JPEG (non-interlaced). No Final Cut não editei nada nem cor, nem crop, nem nenhum efeito, apenas cortei e colei os clips. O primeiro erro que cometi foi ao filmar ter o sharp da máquina no 6 que uso habitualmente para fotografar mas que para filmar é demais e o vídeo ficou com um efeito de sharp a mais. Em termos de material de apoio ao vídeo da Canon 5D Mark II também apenas usei um tripé cuja cabeça não é indicada para vídeo e também não tenho nenhum anel de foco o que dificulta a estabilização da câmara cada vez que tenho de focar. A luz não é a melhor pois foi filmado entre o meio dia e as 4 da tarde, mas a intenção foi mesmo a de cometer erros e treinar.
Fica o vídeo.

Ponte Vasco da Gama from migufu on Vimeo.

Takes made with Canon 5D Mark II with Canon Lens 16-35mm 2.8 and 70-200mm 2.8, at Expo river-walk in Lisbon, Portugal

4 comentários:

Pedro Caldeira disse...

Para primeira experiência acho muito bom mesmo.

André carvalho disse...

ta nice;)
ja tive a panca do video, mas o meu problema era esse... gigas e mais gias e mais gigas... :)))

Joana Saramago disse...

Muito fixe!
Olha, a empresa onde o meu namorado trabalha, a Filmebase-Cinesonics, vende CFs de 32GB e material de captação de som para as 5D. Micros que encaixam onde encaixa o flash e outras coisas mais complexas que não te sei explicar mas é equipamento muito cromo. Cada vez há mais pessoas a filmar com a 5D e há muita procura para este tipo de microfones.

tu recebeste a minha mensagem ou não? Sempre queres vender um flash? Olha que eu preciso mesmo e não tarda vou comprar um novo.
Beijinhos
jo

Jesús Ochando Chaves disse...

Video genial, enhorabuena, tengo ganasa ya de ir a Portugal¡¡¡