terça-feira, abril 07, 2009

Golf

No fim de semana passado fui pela primeira vez fotografar Golf. Além de nunca ter fotografado golf também não percebia nada das regras do jogo a não ser o facto de se ter de meter a bola no buraco.
Os meus colegas da agencia que já fizeram golf avisaram-me de algumas condicionantes, uma das quais e a principal é o barulho dos disparos da máquina quando os jogadores estão para dár a tacada. Só se pode efectuar disparos apartir do momento em que o jogador dá a tacada na bola, visto o barulho poder desconcentrar os jogadores. Claro que se estivermos longe deles e com a tele-objectiva podemos fazer disparos que eles não nos ouvem.
Para me estrear depois de fazer alguns jogadores nas suas tadadas, efectuei dois disparos precisamente nos segundos antes do jogador bater a bola, ele parou a jogada, gritou e avisou-me para ter cuidado. Claro que lhe pedi desculpa, e já não o fotografei pois não ia correr o risco de voltar a acontecer, o que certamente me levaria a perder a credencial e ser proibido de fotografar mais neste campeonato!!!
Como foco atras na máquina e o botão do disparo é mesmo só para isso, só colocava lá o dedo depois de ver o jogador a dár a tacada, assim não corri mais o risco de disparar antes de tempo.
Outra coisa que já me tinham avisado é as distancias que se percorrem no golf, são kilometros carregado com uma lente 400mm, uma 70-200mm, e uma 17-40mm, mais a maquina, uns snacks, água, monopé e o saco com mais umas coisitas.
No primeiro e segundo dia foi o meu colega Goulão, e eu fui no terceiro e quarto dia.
No quarto dia foi o dia das decisões , com o vencedor a partir do vigesimo lugar na geral. Para assegurar o vencedor comecei a fotografar apartir do 28º lugar no buraco um. Assim assegurei logo que teria o vencedor, depois ao longo do dia fui verificando as classificações que foram constantemente mudando à medida que os jogadores iam acabando os jogos e ai deu para brincar e fazer fotos um pouco diferentes do dia anterior e também conhecer o campo de Golf.
No final acabaram empatados os jogadores Gonzalo Fdez-Castano e Michael Hoey, sendo necessário ir a play-off. Depois de jogarem duas vezes o buraco 18 continuaram empatados e foi necessário jogar o 17º. Lá fomos todos a correr cheios de material campo acima para chegar a tempo ao final do 17º buraco.
Michael Hoey sagrou-se vencedor do Open do Estoril de 2009 com a diferença de uma tacada, levando para casa mais de 200.000 euros em prémio.
Para mim foi mais um desafio do qual gostei bastante e que quero voltar a repetir.
Fica aqui um slideshow com algumas das fotos que fiz.
Comentários e criticas são bem aceites.

1 comentário:

Pedro Caldeira disse...

Para a primeira vez a fotografar Golf, tem fotos muito boas. Principalmente gosto das que apertou o enquadramento.
Parabéns
Pedro Caldeira