domingo, junho 01, 2008

Rock in Rio

Este ano estou a fotografar o Rock in Rio. Quando me disseram na agência que iria fotografar o festival, fiquei renitente, porque a experiência que tive em anteriores festivais de musica nomeadamente no Super Bock Super Rock do ano passado foi muito negativa com está descrito num anterior post que coloquei na altura aqui no blog.
Ontem foi o meu primeiro dia no festival porque que no dia anterior foi outro fotografo da agência fazer a cobertura onde actuaram Paulo Gonzo, Ivete Sangalo, Amy Winehouse e Lenny Kravitz, eu aproveitei para deixar a máquina em casa e ir "curtir" os concertos. Já so vi a Amy Winehouse, mesmo que toda "pedrada" e com a voz a 50% gostei e Lenny Kravitz que foi Brutal!!!!
No dia de ontem actuaram os Skank, Alanis Morissette, Alejandro Sans e Bon Jovi bandas e cantores que tive o prazer de fotografar no palco. Fiquei completamente surpreendido pela muito boa organização do Rock in Rio, em relação a quase tudo, quer dentro do recinto, quer mesmo em termos de transportes públicos que levam as milhares de pessoas ao festival.
Em termos de trabalho a sala de imprensa é boa e afastada da confusão, tem um excelente Wi-fi para acesso á net, televisões onde podemos acompanhar o que se está a passar no festival, cacifos para o material e comida. A organização está-nos a tratar verdadeiramente como profissionais, digo isto em relação as restrições em andar-mos com as cameras fotograficas pelo recinto mesmo com as bandas a actuarem e já depois de termos fotografado o que normalmente é permitido que são as tres primeiras musicas. Assim dá para depois de fazer as bandas dár umas voltas e fotografár ambiente, os outros espaços etc.
Quanto aos concertos de ontem, Skank foi a meu ver fraquinho, Alanis Morissete foi medio, ela tem uma excelente voz mas a actuação em palco é algo esquesita, Alejandro Sanz foi bom e teve como momento alto o dueto com Ivete Sangalo, uma surpresa mesmo para nós. Bon Jovi foi muito muito bom, vi as duas primeiras musicas no palco a fotografar e a dançar também e depois de enviar as fotos para a agência fui ter com a minha namorada e assisti ao resto do concerto que terminou com ele a cantar e um magnifico fogo de artificio.
Quanto ás fotos temos normalmente as tres primeiras musicas para ir á frente de palco fotografar, no caso de Alejandro Sanz a terceira, quarta e quinta musica e no Bon Jovi só as duas primeiras.
Usei a Canon Mark IIN com as lentes grande angular 17-40 f4.0 da Canon e a 70-200 is f2.8 tb da Canon. Nos primeiros concertos estava um misto de luz natural e luz artificial o que torna mais dificil a mediçao de luz, já nos dois ultimos a luz é só artificial tornando mais facil o trabalho. A luz principalmente nos Bon Jovi era excelente, deu para fotografár a 100 iso com velocidades até 1/500 a f3.2!!! (depois explico para quem não entender)
Bem hoje vou para o festival outra vez, amanha colocarei aqui as fotos, para já ficam as de ontem.
















2 comentários:

Dax disse...

Great stuff! All of it! Amazing photos!

Carlota disse...

Miguel, vi na tv o Bon Jovi, e adorei completamente!