sábado, junho 21, 2008

Outra maneira de ver e fotografar Hóquei Patins

Hoje fui fotografár pela primeira vez Hóquei Patins, e foi a segunda vez que fotografei desporto dentro de um pavilhão. Normalmente as condições de luz são más, obrigando a trabalhar com iso muito alto para conseguir ter velocidades de obturação altas também para que se consiga congelar as acções dos jogadores que são muito rápidos nos seus movimentos, ainda por cima sendo hóquei patins.
Levei uma Canon Mark III, a máquina permite subir o iso até 2000 sem perder muita qualidade, permitindo ter velocidades na ordem dos 500/s com aberturas até f4.
Mas depois de fazer algumas acções e jogadas desta maneira em que ficam congelados, decidi experimentar velocidades lentas para dár a ideia de velocidade que este jogo tem. Para isso coloquei o iso a 100 aberturas entre 7.1 e 9 e velocidade de obturação de 1/8s e 1/10. o que há a fazer nesta situação é acompanhar os jogadores enquanto estes se movimentam e ir disparando, deste modo os jogadores ficam quase focados e o fundo fica sempre desfocado.
Confesso que sou um amante de fotos com velocidade lenta, com um certo desfoque, algumas ficam mesmo a parecer pinturas.
Aqui ficam algumas.






quarta-feira, junho 04, 2008

Rock in Rio - Domingo

Domingo foi o dia da criança e no Rock in Rio, as crianças até dez anos não pagavam se acompanhadas por um adulto com bilhete. A minha namorada tinha bilhete e levou a minha filha ao festival, enquanto eu fui também mas em trabalho.
No Palco principal actuaram as Docemania, as Just Girls, os 4Taste, os Xutos & Pontapés, os Tokio Hotel, a Joss Stone e o Rod Stewart. O recinto estava cheio de crianças que deram cor ao festival.
Eu só fotografei apartir de Xutos & Pontapés, e penso que me correu bem o trabalho. Nos três primeiro concertos podemos ir á frente de palco fotografar, mas no concerto de Rod Stewart não nos deixaram ir lá á frente e tivemos de fotografar da cabine de som em frente ao palco a uns 100 metros do palco. Não tinha levado tele-objectiva, mas consegui desenrascar uma 300mm 2.8 dos meus colegas de profissão da Agência Zero, a quem mais uma vez agradeço. Estava sem monopé, mas felizmente esta lente é fantástica e tem um magnifico estabilizador de imagem, o que me permitiu safar o trabalho, caso contrario não teria feito fotos de jeito.
Nas fotos que mostro abaixo do Rod Stewart fiz o que se chama "crop's violentos" só possivéis devido ao facto de usar a lente que usei e principalmente pelo facto de estar a fotografar em RAW, aliás fotográfo sempre em RAW.
Quanto aos concertos acho que todos foram bons. Tenho pena dos Xutos terem actuado de dia. Quanto aos Tokio Hotel acho que deram um bom espétaculo embora não goste do som deles. Joss Stone é um doce, tem uma voz magnifica e uma presença fantástica em palco. Já Rod Stewart não trouxe nada de novo, espetáculo simples, e a musica de sempre, a safar as belissimas artistas que trouxe, principalmente a saxofonista.
Amanhã lá estarei desta vez só para mim visto que vai outro colega meu mas claro não posso faltar aos Metallica!!!












domingo, junho 01, 2008

Rock in Rio

Este ano estou a fotografar o Rock in Rio. Quando me disseram na agência que iria fotografar o festival, fiquei renitente, porque a experiência que tive em anteriores festivais de musica nomeadamente no Super Bock Super Rock do ano passado foi muito negativa com está descrito num anterior post que coloquei na altura aqui no blog.
Ontem foi o meu primeiro dia no festival porque que no dia anterior foi outro fotografo da agência fazer a cobertura onde actuaram Paulo Gonzo, Ivete Sangalo, Amy Winehouse e Lenny Kravitz, eu aproveitei para deixar a máquina em casa e ir "curtir" os concertos. Já so vi a Amy Winehouse, mesmo que toda "pedrada" e com a voz a 50% gostei e Lenny Kravitz que foi Brutal!!!!
No dia de ontem actuaram os Skank, Alanis Morissette, Alejandro Sans e Bon Jovi bandas e cantores que tive o prazer de fotografar no palco. Fiquei completamente surpreendido pela muito boa organização do Rock in Rio, em relação a quase tudo, quer dentro do recinto, quer mesmo em termos de transportes públicos que levam as milhares de pessoas ao festival.
Em termos de trabalho a sala de imprensa é boa e afastada da confusão, tem um excelente Wi-fi para acesso á net, televisões onde podemos acompanhar o que se está a passar no festival, cacifos para o material e comida. A organização está-nos a tratar verdadeiramente como profissionais, digo isto em relação as restrições em andar-mos com as cameras fotograficas pelo recinto mesmo com as bandas a actuarem e já depois de termos fotografado o que normalmente é permitido que são as tres primeiras musicas. Assim dá para depois de fazer as bandas dár umas voltas e fotografár ambiente, os outros espaços etc.
Quanto aos concertos de ontem, Skank foi a meu ver fraquinho, Alanis Morissete foi medio, ela tem uma excelente voz mas a actuação em palco é algo esquesita, Alejandro Sanz foi bom e teve como momento alto o dueto com Ivete Sangalo, uma surpresa mesmo para nós. Bon Jovi foi muito muito bom, vi as duas primeiras musicas no palco a fotografar e a dançar também e depois de enviar as fotos para a agência fui ter com a minha namorada e assisti ao resto do concerto que terminou com ele a cantar e um magnifico fogo de artificio.
Quanto ás fotos temos normalmente as tres primeiras musicas para ir á frente de palco fotografar, no caso de Alejandro Sanz a terceira, quarta e quinta musica e no Bon Jovi só as duas primeiras.
Usei a Canon Mark IIN com as lentes grande angular 17-40 f4.0 da Canon e a 70-200 is f2.8 tb da Canon. Nos primeiros concertos estava um misto de luz natural e luz artificial o que torna mais dificil a mediçao de luz, já nos dois ultimos a luz é só artificial tornando mais facil o trabalho. A luz principalmente nos Bon Jovi era excelente, deu para fotografár a 100 iso com velocidades até 1/500 a f3.2!!! (depois explico para quem não entender)
Bem hoje vou para o festival outra vez, amanha colocarei aqui as fotos, para já ficam as de ontem.