terça-feira, dezembro 06, 2011

Fuji X100 uma paixão fugaz

Pois é comprei uma Fuji X100, foi amor à primeira vista, a máquina é linda de morrer. Li e re-li reviews em dezenas de sites, feitas por dezenas de fotógrafos diferentes, de profissionais a amadores e lá decidi em adquirir uma. A máquina parece uma joia é mesmo bonita. No titulo escrevi paixão fugaz pois já a devolvi! Pois é a máquina é como disse linda, mas funcionalmente é, e não querendo ser bruto, uma merda! Não falo da qualidade de imagem, mas o seu funcionamento é intragável. A máquina tem um look retro e a escolha de abertura e velocidade é feita à antiga, através de uma rodinha em cima da máquina no caso da velocidade e de um anel na lente para a abertura, até aqui tudo excelente, o problema vem quando se quer focar manualmente e aí a fuji peca ao não ser manual mas sim um falso manual funcionando o anel electronicamente sendo preciso dar 5 voltas totais ao anel para o foco ir do macro até ao infinito, sendo este processo feito muito mas muito lentamente e aos saltos e ser praticamente impossivel verificar o foco a não ser com uma magnificação que em nada é precisa. Outra coisa que me irritou profundamente foi o facto do lcd na parte de trás da máquina durante o dia escurecer após carregar no obturador, mesmo que estivesse com a luz bem medida, ao fazê-lo era impossível reenquadrar a composição da foto pois o ecrã ficava quase preto, sendo a máquina maioritariamente para fazer fotografia de rua e muitas vezes disparar a máquina à cintura ou de outra posição que não junto ao olho só através do ecrã posso verificar o enquadramento e as medições de luz mas assim é impossível!!!
Como o foco manual era impossível de usar a unica solução era usar o auto-focus que apesar de tudo não era assim tão mau mas por vezes um bocado lento e a distância mínima sem ser em modo macro é de 80cm o que é muito para a lente 35mm
Em relação aos pontos positivos fica a qualidade da imagem que é muito boa e a qualidade do iso que permite usar e abusar de valores até 6400iso!!!
Vou continuar a ser fiel ao meu iphone4 para fazer fotografia de rua e esperar que saia algum modelo compacto da Canon ou Nikon que me agrade.
Deixo aqui algumas das fotos que fiz no breve tempo em que tive a X100







3 comentários:

Pedro Alves disse...

O contraluz está fabuloso.
O "modelo" tb ajuda... ;)

Leandro Silva disse...

Olá Miguel. Antes de mais obrigado pelo comentário. 
Realmente é curioso e não deixa de ser engraçado como existem determinadas coisas que, sem qualquer ligação, parecem tiradas a papel químico. Já pensei no mergulho como forma de vida mas nao creio ser a melhor opção. Fotografia? Um hobby que também já ponderei levá-lo ao próximo nível mas a falta de experiência e certificação na área não me fazem acreditar num futuro promissor. Vi no teu blog que fazes workshops, quiçá possa estar presente no próximo e que seja apenas o inicio de uma decisão futura. 

Vou acompanhando a tua vida online, fotografia e viagens, que merecem a minha melhor atenção :) 


Um Abraço e Até breve. 

Leandro Silva
www.leandrosilva.com.pt
Twitter: @le0silva

Rogério disse...

Muito bom ler sua opinião. estou pensando em comprar a x100 há muito tempo e continuo na dúvida por causa desses problemas que referiste. Já experimentaste alguma PEN da Olympus? São muito boas para a rua. Eu uso uma com viewfinder eletrônico quando não saio com minha Nikon d700. Saudações do Brasil.