sexta-feira, outubro 21, 2011

Panning #2

Depois do panning de ontem hoje decidi fazer mais um. Depois de uma manhã a fotografar na Assembleia da República, decidi ir a pé, em vez de táxi, até ao Largo de Camões onde se realizava mais uma manifestação. O caminho é sempre a subir mas faz bem à saúde.
Na Calçada do Combro que é bem íngreme reparei nos miúdos que saíam da escola e em alguns mais atrevidos que se penduravam no Eléctrico 28 para aproveitar a boleia. Fiz uma foto com o iPhone que gostei mas já que a manifestação que ia fazer tinha a ver com os trabalhadores dos transportes e pela crise que assola o nosso país achei que poderia dar uma boa foto para a Agência dos miúdos pendurados no Eléctrico, ainda por cima da Carris. Subi um pouco a rua e inspirado pelo meu panning do dia anterior decidi arriscar uma velocidade baixa para poder dar a sensação de velocidade à foto.
O modo ideal para qualquer tipo de foto é sempre o modo Manual mas nem sempre há tempo para andar a medir a luz certa, abertura, velocidade, iso e quando isso acontece e não há tempo para preparar, neste caso, um panning eu normalmente uso o modo Tv, ajustando eu a velocidade e iso que quero e deixando a máquina decidir a abertura, mas isso muitas vezes é um problema pois fica dependente da medição de luz e abertura que a máquina faça na altura do disparo e isso pode levar a ter fotos sub-expostas ou sobre-expostas.
No caso de hoje eu estava com tempo medi a luz com calma, aproveitei uns carros que iam a subir para testar a velocidade a usar e esperei até vir lá o Eléctrico. Não sabia se viriam lá miúdos pendurados mas como nos anteriores isso tinha acontecido assim que o mesmo chegou perto de mim comecei a disparar acompanhando o seu movimento e lá vinha uma miúda e um miúdo pendurados. Para ajudar à foto a miúda trazia vestida uma t-shirt amarela quase da mesma cor do Eléctrico!
A foto foi publicada no site da Lusa e foi escolhida pela European Press Agency como uma das fotos do dia que pode ser visto AQUI .
Fica também a foto e as especificações técnicas da mesma

Canon EOS 5D Mark II
Canon 24-70mm 2.8
Velocidade: 1/25
Abertura: 14
Iso: 125


Sem comentários: