quarta-feira, setembro 14, 2011

O poder do crop


Há quem diga que o crop (recortar a imagem para lhe dar um novo enquadramento) não é uma verdadeira fotografia pois o enquadramento e a composição resultante do crop deveria ter sido feita no local e não em pós-produção.
 Mas há variadíssimos factores que fazem com que muitas vezes não dê para fazer o enquadramento desejado. 
 No caso do fotojornalismo é normal a impossibilidade de realizar o enquadramento necessário no momento que se quer devido a barreiras como baias, pontos fixos que nos impedem a mobilidade necessária no local, não ter a lente certa no momento e muitas vezes tempo para procurar o melhor ângulo.
 Outras vezes é o facto do fotografo "não estar a ver" ou não ter a certeza do enquadramento e abrir o plano com a finalidade de depois "cropar" para ter a composição desejada. 
  Além de toda a escola que têm sido estes quatro anos de agência houve um fotografo da ReutersNacho Doce, (podem ver aqui algum do seu trabalho), com o qual me cruzei em inúmeros serviços e que em algumas ocasiões e estando ao meu lado literalmente gritou, afastou-me do computador e fez ele o crop na foto que eu estava a editar embora muitas vezes radical no seu crop muitas vezes gostei do resultado.  
  Esta semana quando estava a editar o meu trabalho na cobertura de um evento onde esteve presente Cavaco Silva e Passos Coelho e escolhia fotos onde estavam os dois juntos estava de volta de uma foto que  tinha feito, onde os dois conversavam e não estava a gostar do enquadramento que tinha feito, quando estava a fazer a foto procurei ter a informação do local da cerimónia e os dois mas o resultado não resultava pois com a largura das letras informativas e eles os dois muito pequenos ao fundo não se iria perceber e a foto ficaria confusa. Depois de olhar mais atentamente para a foto reparei que poderia ter uma foto, que embora fosse menos informativa, graficamente funcionava muito melhor. Lembrei-me logo de Nacho Doce pois o re-enquadramento da foto iria ser , ao que chamamos, "um crop violento". 

Enviei a foto para a agência e o editor ligou-me a dizer que gostou da foto e em tom de brincadeira, que eu tinha pensado, pensei sim, lembrei-me das lições de "crop's à Nacho".  





2 comentários:

André carvalho disse...

Para fazer crop, também é preciso ter olho de fotógrafo, certo? ;)
sem problemas com os crops, embora nao os faça muito:)

Anónimo disse...

Disseste tudo amigo...
Carry on with the good job!