sexta-feira, Dezembro 17, 2010

Fotografia de rua, Nova York e o iPhone

Já há algum tempo que não escrevia nada aqui no meu blog, a razão principal foi uns merecidos dias de férias em que decidi estar mesmo de férias!!!
Há muito tempo ouvi que a melhor máquina fotográfica é aquela que temos connosco, independentemente da marca, modelo ou formato. Não vale a pena ter uma máquina que vale milhares de euros para depois quando vemos um motivo para fotografar lembrarmos-nos que a deixámos em casa. Normalmente eu andava sempre com a pequena Panasonic Lumix LX3 comigo mas há mais ou menos um mês adquiri um iPhone 4 e desde então tem sido, além de telefone, a máquina fotográfica que está sempre comigo. Está equipado com uma câmara de 5 mega pixeis que juntamente com o programa Hipstamatic faz um conjunto fantástico.
Fui de férias a Nova York onde já tive a oportunidade de ir algumas vezes e que considero um paraíso para a fotografia de rua. Nas ruas passam por nós todo o tipo de pessoas, cada uma com a sua moda, a cor amarelas dos táxis é inconfundível e trás à memória muitas cenas de filmes e os arranha-céus são imponentes e fazem-nos sentir pequenos.
Para esta viagem levei a Canon 5D Mark II com a lente Canon 24mm II f/1.4 e claro o iPhone. Fui fotografando com os dois mas limitei-me a arquivar as fotos tiradas com a Canon para o portátil e ainda não as editei nem vi.
Por outro lado fui partilhando as fotos tiradas com o iPhone ao longo da viagem no facebook. Com o wifi no telefone e também gratuito nos Starbuck's, que existem quase todas as esquinas da cidade, não me deu trabalho nem custos nenhuns!
O programa Hipstamatic permite escolher diferentes tipos de rolos e lentes. Apesar disto a distancia focal da mesma é sempre igual e o enquadramento sempre quadrado, o que é um bom treino pois não havendo zoom obriga-nos a movimentarmos-nos para a frente ou a recuar de modo a ter o resultado que queremos.
O iPhone tem mais uma grande vantagem que é o facto de ser pouco intrusivo e na maior parte das vezes quem estamos a fotografar não dá por isso.
Ainda há pouco tempo o New York Times publicou na primeira página uma reportagem do Afeganistão do fotografo Damon Winter só com fotos feitas com o recurso ao iPhone com este mesmo programa, que podem ver aqui
Deixo-vos algumas fotos feitas com o iPhone













3 comentários:

André carvalho disse...

ahahahha, tambem ando maluco com isto!
mas tenho o 3 que nao tem mta resolução:(

boas fotos!

clerigo disse...

ate com o i-phone tiras fotos excelentes!!! Boas Festas!!! e vê lá se apareces mais não seja para tirares umas fotos à tua prima nova..., chama-se Bárbara Sofia e já tem 5 meses!!! e pelos vistos agora tens mais uma prima pequenina chamada Maria, 1 grande abraço e muitas fotos!!!

JSG disse...

altas fotos ;)