segunda-feira, setembro 20, 2010

Manuel Alegre

Este fim de semana fui também fotografar o ex-dirigente do PS, ex-deputado do PS, escritor e actual candidato à Presidência da República, Manuel Alegre.
Eu e os meus dois colegas jornalistas o Pedro (redactor) e o Jorge (câmara) fomos recebidos em sua casa, mas logo após os cumprimentos, Manuel Alegre avisou-nos que seria uma entrevista muito rápida, pelo facto que teria pouco a dizer e por estar um pouco doente, inclusive queria que a entrevista fosse de pé. Depois de alguma insistência nossa lá começamos a ajeitar a sala de modo a podermos fazer ali a entrevista. Enquanto preparávamos a sala Manuel Alegre saiu e foi buscar o casaco, foi quando aproveitei para lhe pedir para ir até ao seu escritório para poder fazer umas fotos. Alegre mostrou-se incomodado e não queria ser fotografado. Estava difícil quebrar o gelo, mas foi aí que me lembrei das peripécias do fotografo Platon para fotografar Vladimir Putin e de como conseguiu "quebrar o gelo" (podem pesquisar no seu site). Quando me pediu para não fotografar a confusão do seu escritório, disse-lhe que já estava habituado a ver escritórios assim desarrumados e que num homem normalmente significa trabalho e que sendo Alegre escritor seria normal ter milhares de livros no seu escritório. Alegre sorriu e perguntou-me então onde queria que ele se posicionasse. Tirei duas fotos junto a uma estante com livros mas não me agradou muito a foto, depois pedi-lhe que fosse para junto da janela e que olhasse lá para fora. Depois de lhe tirar outras duas fotos disse-me que o seu melhor perfil seria do outro lado, aí senti que ele já estava descontraído e que poderia fazer mais algumas fotos. Aproveitei a luz que vinha da rua para iluminar parte do seu rosto e embora a janela ficasse "rapada", a luz no seu rosto estava como eu queria.
Não o incomodei mais e fui fazendo algumas fotos durante a entrevista. No final da entrevista pedi-lhe para fazer só mais uma foto, apenas do seu rosto, mais uma vez aproveitei a luz que vinha da rua para iluminar o seu rosto e abri mais um stop a exposição para poder realçar o seu olhar.
É sempre importante podermos improvisar e ser imaginativo quando as condições não são nada do que estamos á espera e tentar sempre ganhar a empatia de quem estamos a fotografar.
Todas as fotos foram feitas com a Canon 5D Mark II e com a Canon 50mm 1.4f




Sem comentários: