sábado, setembro 12, 2009

Joshua ''Bernie'' Bernard.

Esta semana fui convidado pela jornalista Isabel Moreira da Antena 1 para participar no programa de rádio "Este Sábado" e falar sobre a imagem que eu escolhesse como a imagem da semana.
Normalmente é sobre uma imagem publicada na imprensa nacional, mas como esta semana não houve nenhuma foto que eu achasse apelativa, escolhi falar sobre a foto tirada pela fotografa Julie Jacobson da Associated Press, que mostra um marine americano que na semana passada foi mortamente atingido nas pernas por um rocket. Escolhi esta imagem pela força que tem e pela controversia que está a gerar nos Estados Unidos e já também a nível internacional.
A foto, tecnicamente nem está muito boa, esta desfocada e tremida, mas como documento é uma foto que vai com certeza ficar para a história. É uma foto muito violenta pois vê-se o marine, Joshua M. Bernard, com apenas 21 anos, deitado no chão, de rosto vazio e sem pernas, com dois outros marines a tentarem ajudarem.
Mostra o lado mais cruel e humano da guerra e as consequências dela
A foto está a gerar muita controversia pois a familia do marine não queria que ela fosse publicada, e o secretário da defesa Americano, Robert Gates expressou nas noticias de sexta profundo desapontamento na decisão da Associated Press em publicar a foto.
A história foi publicada em pelo menos 20 jornais na primeira página mas nenhum deles publicou a foto na primeira página mas sim no interior. O jornal Americano "The Wheeling, W.Va., Intelligencer" publicou a foto e num comunicado da editoria disse "Muitas vezes, temos medo, que alguns Americanos apenas vejam apenas as estatisticas, as mortes em numeros libertados pelo ministerio da defesa" "Pensamos que é importante para todos nós compreender que por trás dos numeros há mulheres e homens, a sacrificarem-se por nós"
Daniszewski da Associated Press disse que a AP não pediu permissão à familia para usar a foto embora a tenha mostrado por cortezia, e embora a familia se tenha oposto à sua publicação, a AP concluiu que " a foto em si é parte de uma guerra que temos de fazer a cobertura e mostrar"
Fica a foto antes de Joshua ser atingido e a foto da controversia.
Quanto ao programa quando tiver online vou colocar aqui.


Sem comentários: