domingo, setembro 27, 2009

Benfica vs Leixões e o festival de golos

Ontem fui fotografar o jogo de futebol entre o Benfica e o Leixões. Como custume levei a Canon 1D Mark III com a lente Canon 400mm 2.8f . O jogo esteve um pouco fraco e chato até quase ao intervalo onde fui aproveitando para fotografar umas acções de jogo e os treinadores. Foi então que Davide Luiz quebrou o empate a zero marcando um excelente golo e que marcou o inicio da goleada ao Leixões. Fotografei os seus festejos e mudei de lado de campo para continuar a ter o Benfica a atacar para mim. Na segunda parte quase só fotografei festejos de golos pois ainda não tinha acabado de enviar o golo do Cardozo já o Ramirez estava a marcar o terceiro golo e assim foi até ao final do jogo, ccomigo a quase não ter tempo para seleccionar os festejos de um jogador e já outro a marcar golo!!!
Já no final do jogo ainda fotografei o treinador do Benfica, Jorge Jesus a ralhar autenticamente com os seus jogadores e a mandar estes continuarem a atacar como se o Benfica estivesse a perder. Grande carisma tem este treinador!!







sexta-feira, setembro 18, 2009

Mais uma semana...

Mais uma semana fotográfica.
Com a politica nacional a aquecer muitos dos serviços fotográficos desta semana foram a fazer cobertura aos debates entre candidatos e ás suas arruadas.
No sábado passado foi o debate mais importante desta campanha entre Socrates e Ferreira Leite, a fotografar o inicio deste debate deviamos ser mais de 20 fotografos e outros tantos camaras, mas no meio da confusão e stress do momento a calma e cordealidade entre colegas imperou e tudo correu como se costuma dizer "ás mil maravilhas" com os cinco minutos que tivemos lá dentro do estudio a parecerem uma eternidade comparando com os 25 segundos de outros debates.
O peso dos média nesta campanha está a ser muito e com certeza será determinante, a provar está a audiência das entrevistas aos candidatos políticos no programa dos Gato Fedorento que tem batido recordes!
Numa das arruadas que fotografei a de Manuela Ferreira Leite, procurei captar o seu tradicional piscar de olho, fotografei alguns abraços apertados de populares à lider do PSD e alguns acenar caracteisticos da lider do PSD, mas faltava o piscar de olhos, no final da arruada e ao entrar no seu carro, Manuela Ferreira Leite despediu-se dos populares e eis que ao dizer adeus lá deu a tradicional piscadela de olhos que consegui registar.
Além de política também fui fotografar o jogo de futebol entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mais uma vez decidido com um belo golo de Liedson.
A casa Fernando Pessoa em Lisboa foi decorada com poemas do escritor e chamada de Casa Poema, assinalada com um espectaculo onde actores declamavam poemas de Fernando Pessoa nas janelas da casa.
AS ultimas duas fotos são de rua, estranhas mas eu gosto!
Estes dias agora são de folga e claro a fotografar...para mim!!!













sábado, setembro 12, 2009

Joshua ''Bernie'' Bernard.

Esta semana fui convidado pela jornalista Isabel Moreira da Antena 1 para participar no programa de rádio "Este Sábado" e falar sobre a imagem que eu escolhesse como a imagem da semana.
Normalmente é sobre uma imagem publicada na imprensa nacional, mas como esta semana não houve nenhuma foto que eu achasse apelativa, escolhi falar sobre a foto tirada pela fotografa Julie Jacobson da Associated Press, que mostra um marine americano que na semana passada foi mortamente atingido nas pernas por um rocket. Escolhi esta imagem pela força que tem e pela controversia que está a gerar nos Estados Unidos e já também a nível internacional.
A foto, tecnicamente nem está muito boa, esta desfocada e tremida, mas como documento é uma foto que vai com certeza ficar para a história. É uma foto muito violenta pois vê-se o marine, Joshua M. Bernard, com apenas 21 anos, deitado no chão, de rosto vazio e sem pernas, com dois outros marines a tentarem ajudarem.
Mostra o lado mais cruel e humano da guerra e as consequências dela
A foto está a gerar muita controversia pois a familia do marine não queria que ela fosse publicada, e o secretário da defesa Americano, Robert Gates expressou nas noticias de sexta profundo desapontamento na decisão da Associated Press em publicar a foto.
A história foi publicada em pelo menos 20 jornais na primeira página mas nenhum deles publicou a foto na primeira página mas sim no interior. O jornal Americano "The Wheeling, W.Va., Intelligencer" publicou a foto e num comunicado da editoria disse "Muitas vezes, temos medo, que alguns Americanos apenas vejam apenas as estatisticas, as mortes em numeros libertados pelo ministerio da defesa" "Pensamos que é importante para todos nós compreender que por trás dos numeros há mulheres e homens, a sacrificarem-se por nós"
Daniszewski da Associated Press disse que a AP não pediu permissão à familia para usar a foto embora a tenha mostrado por cortezia, e embora a familia se tenha oposto à sua publicação, a AP concluiu que " a foto em si é parte de uma guerra que temos de fazer a cobertura e mostrar"
Fica a foto antes de Joshua ser atingido e a foto da controversia.
Quanto ao programa quando tiver online vou colocar aqui.


quinta-feira, setembro 10, 2009

Fotojornalista Zalmaï Ahad

O fotojornalista Afegão, Zalmaï Ahad, foi recentemente galardoado com o prémio Visa d'Or na categoria de "feature reporting" no festival internacional de fotojornalismo de Perpignan.
E esta é para mim uma das melhores fotografias que vi até hoje, há algo nela que me fascina e ao mesmo tempo me cria arrepios. Mostra uma mulher Afegã, viúva a pedir esmola, num dia chuvoso, onde a unica coisa que se vê do seu corpo é a sua mão.
Mas também não é preciso ver o resto do corpo, ou o seu rosto para saber o sofrimento por que está a passar, a sua posição no chão e a inclinação nas costas mostram isso mesmo.
Tal como Zalmaï Ahad descreve, a maior parte das mulheres viúvas do Afeganistão não têm outra solucção senão tornarem-se pedintes.
Ao contrário dos seus colegas fotojornalistas Americanos, Ingleses, Japoneses ou Australianos, que procuram relatar a vida do povo Afegão fazendo incursões acompanhados por forças militares internacionais em operações no Afeganistão e que maior parte das vezes não passam no terreno mais do que 10 a 15 dias onde procuram trazer como o próprio diz fotojornalismo ao estilo de um filme de Hollywood, Zalmaï, passou meses e meses em contacto com a sociedade Afegão e daí a sua forma mais próxima e real do que é a vida no Afeganistão.
Uma galeria com algumas das suas fotos pode ser vista AQUI e o seu site AQUI