segunda-feira, março 17, 2008

Insónias

São 5 da manhã e ainda não preguei olho, não sei o que se anda a passar comigo, mas tenho andado com dificuldade em dormir. Estou a ouvir Djavan no seu albúm ao vivo, uma verdadeira delicia para os sentidos. Cada vez mais sinto que vivo no passado, digo isto no sentido em que vivo de memórias tal como a fotografia. Toda a fotografia no meu ver é passado, assim que a máquina fotográfica faz o click o momento que ficou registado já passou, não volta a repetir-se. Podemos ver através das fotos os momentos das nossas vidas, o nosso presente que se transforma em passado segundo após segundo. Por semana "tiro" milhares de fotos, só me falta dormir com a máquina, tal como um miudo que quer ser futebolista e faz da bola almofada, assim sou eu com a máquina fotográfica.
O facto de andar sempre com a máquina e sempre a "disparar" faz com que tenha a minha vida em fotos, o meu passado em fotos. Ao ouvir Djavan e ao percorrer o meu arquivo, deparo com momentos da minha vida que me trazem memórias muito fortes e aos quais a saudade puxa lagrimas e neste momento quase não vejo o teclado. Não sei bem porquê mas fico assim sensivél. Tenho memórias de pessoas e lugares por onde passei e vivi. É extranho como estas musicas tão belas associadas com o meu arquivo fotográfico me fazem chorar.
Não choro de tristeza nem de alegria, apenas choro.
Por falar em choro hoje assisti á maior choradeira colectiva, é que a Banda Alemã de Rock os Tokio Hotel cancelaram o concerto no Pavilhão Atlântico, com 17000 pessoas, maioritariamente crianças a gritar por eles já lá dentro. Eu e os outros fotojornalistas ia-mos fotografár o concerto e a alegria das fans, invez disso fotografámos a tristeza das fans, algumas delas dormiram de um dia para o outro á porta do Pavilhão para terem lugar na fila da frente. Depois do anucio no palco por parte dos Tokio Hotel foi uma choradeira e histerismo colectivo, um verdadeiro balde de água fria para estes miudos. Há saida havia pais a gritar de descontentamento, miudos perdidos, o caos, alguns deles viraram-se contra nós, chamando-nos nomes, como se nós tivessemos culpa, enfim miudos!!!
A uma das mães que veio ter comigo aos berros e já eu com pouca paciência disse-lhe que também tentasse ver as razões da banda. O vocalista foi afectado por uma laringite aguda e era impossivél cantar, ora ele é humano e também tem o direito a estár doente, não devia estár mas paciência. Secalhar fui um bocado duro mas ainda rematei dizendo que estes miudos todos basta terem tosse já faltam ás aulas, por isso não se zanguem.
Segundo a banda e a organização eles voltam a 29 de Junho.
Bem vou ver se durmo, as fotos que estão abaixo nada têm a ver com os Tokio Hotel ou a choradeira das fans, são fotos feitas navoz do operário depois de ter estado a fotografár um encontro do PCP.
Será que está confuso o texto e as fotos??? Talvez é obra das minha insónias!!!


©Miguel A. Lopes
©Miguel A. Lopes
©Miguel A. Lopes
©Miguel A. Lopes

2 comentários:

Salucombo_Jr. disse...

já algum tempo que acompanho o teu espaço e as tuas imagens, mas também gosto do que escreves...

por vezes, na tentativa de descrevermos uma imagem sai-nos um excelente texto, como este que tentas falar da tua insónia...

abraços

Margarida disse...

Sim, a vida é feita de momentos, insónias, sonhos e despertares. Adorei o teu texto, admiro as tuas fotos e sensibilidade. Parabéns. É bom saber e sentir que as coisas acontecem e vão bem.