O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no meio de uma pequena multidão, de antigos combatentes e de jornalistas, hoje à saída da sua visita à Associação de Deficientes das Forças Armadas
Na noite de 6 de Dezembro, dois policias das forças especiais Gregas confrontaram um pequeno grupo de jovens. Os detalhes exactos do que se passou ainda estão por esclarecer. A única coisa que se sabe é que um dos policias disparou três tiros, e uma das balas atingiu mortalmente o jovem Alexander Grigoropoulos. Este incidente foi o rastilho para o inicio de violentos confrontos e manifestações um pouco por toda a Grécia. As manifestações e violencia que começou motivada pela morte do jovem, alastraram-se a outros problemas sociais e económicos que afectam a Grécia tais como reforma educativa, estagnação económica, corrupção governamental, etc. Mais uma vez o blog de Alan Taylor The Big Picture no site Boston.com apresenta uma série de 37 excelentes fotos de vários fotógrafos. Podem ver AQUI
Como tinha prometido no post anterior aqui fica o meu projecto multimédia das 5 horas que estive em Cabul. No filme e fotos mostro uma viagem de helicoptero sobre Cabul e digamos na segunda parte uma viagem de jipe em Cabul. As fotos foram feitas com a Canon EOS 1D Mark IIN e o vídeo foi feito com a Panasonic DMC-LX3. Antes de ir inventei uma maneira de fixar a pequena Panasonic por cima da Canon, encaixando no lugar do Flash. Assim pude fotografar e filmar ao mesmo tempo, com a possibilidade de usar o flash externo da Canon caso precisasse!!! O unico senão é que quando fotografava ao alto esse bocado de filme não dava para usar. Dum futuro post publico uma foto da "engenhoca". Já idealizei um suporte mesmo próprio e um pouco mais pequeno que em breve vou construir. Fica aqui o filme e depois podem se quiserem ler abaixo o texto escrito pelo meu colega jornalista André Ferreira sobre a sua visão de Cabul. Agradeço comentários e sugestões. P.S. Deixem o video carregar até ao fim para não ter pausas.
Cabul é hoje uma cidade à procura do seu destino, que muito lentamente começa a recuperar dos bombardeamentos que durante meses a fio a destruíram quase por completo. Do ar, o Afeganistão é de uma dureza incrível, um país quase todo constituído por cadeias montanhosas áridas e geladas, sem vida. Uma dureza que também se sente nas pessoas de Cabul, onde a água potável praticamente não existe e a esperança média de vida é de 43 anos. Toda a cidade, uma planície a 2100 metros acima do nível do mar, rodeada de montanhas cobertas de neve, está debaixo de um manto de poeira que entra pela boca, pelo nariz e pelos olhos. O cheiro vindo do rio Cabul, um esgoto a céu aberto completamente seco, mistura-se com o frio. Cabul é nesta altura do ano uma cidade com temperaturas que variam entre mais de 20 graus e os 6 graus negativos à noite, ainda à espera dos nevões de um Inverno sempre rigoroso. Fora do KAIA, o aeroporto de onde descolam e aterram aeronaves das forças internacionais estacionadas em Cabul, as casas em redor do centro da capital confundem-se com o próprio chão, escuro e lamacento, o lixo acumula-se em fossos que fazem a vez de passeios. Aqui e ali vêem-se sinais da ocupação soviética da década de 1980, edifícios antigos parcialmente destruídos ou abandonados. A cada esquina os sinais de pobreza extrema e a inexistência de quaisquer infra-estruturas tornam-se mais evidentes. Actualmente há mais de 50 mil militares de 41 países no Afeganistão e as bases militares tentam integrar-se com as populações locais. Soldados e locais convivem diariamente no interior de Camp Warehouse e do quartel-general da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), cheios de mercados afegãos. As forças internacionais contratam afegãos para as mais diversas funções junto dos contingentes, mas o desenvolvimento tarda em chegar. O cultivo da papoila continua a dominar a economia por todo o território, com as plantações visíveis a poucos quilómetros do centro de Cabul. Duas vezes por ano, na altura das colheitas da papoila, o número de desertores nas forças afegãs aumenta consideravelmente. Com a insurreição talibã a mostrar cada vez mais a sua força, com ataques diários a sul, este e oeste e com o cerco à capital a apertar-se, o sucesso da missão da NATO e dos Estados Unidos e a viabilidade do Afeganistão como país autónomo e estável é uma incógnita. Ao percorrer as estradas da capital sente-se a tensão e ansiedade, à espera do próximo ataque surpresa. Fora das bases militares e do aeroporto, as ruas de Cabul vivem o bulício dos países muçulmanos, com as aparelhagens nas bermas a tocar músicas em ‘pastó’ e crianças a lançarem papagaios ao vento. Mas toda esta agitação é tristonha, sem alegria. Vistos da janela de um carro, também os habitantes de Cabul parecem vaguear perdidos pelas estradas e ruas da cidade, caminhando sem direcção, à procura do seu ainda longínquo futuro.
Acabei de chegar de Cabul no Afeganistão. Foi uma visita relâmpago às nossas tropas que lá estão em missão. Fica aqui uma foto para aduçar o "apetite". Podem espreitar mais no meu Flickr onde já coloquei algumas fotos. Aqui no Blog em breve colocarei um video que filmei lá, mais fotos e um texto. Até já.
Mais uma insónia e isto é no que dá a minha criatividade!!! Este é o meu primero mini filme que irá continuar mas em capitulos anteriores (vão perceber quendo virem)
Toda a ideia do filme foi minha, filmei, actuei e editei em 5 horas sem sono!! Comentários, criticas e sugestões serão bem vindas!!!
Foi filmado exclusivamente com a minha nova Panasonic Lumix LX-3 em modo HD e Preto e Branco. Editado em Adobe Premier e depois comprimido em Quicktime Pro. Espero que gostem.
O Boston Globe's The Big Picture apresenta mais um conjunto de imagens do conflito no Congo realizadas por vários fotografos. Eu já tinha aqui no blog divulgado à duas semanas umas imagens do conflito que a cada dia que passa está a endurecer. Podem ver AQUI as Imagens
Seis meses depois de um dos mais violentos sismos ocorridos na China, que limpou do mapa muitas aldeias e cidades das montanhas deixando milhões sem casa, mais de 300.000 feridos, perto de 70.000 mortos e havendo ainda cerca de 18.000 desaparecidos. Com o inverno a chegar a prioridade é a construção de casas para as familias sobreviventes que ainda estão a viver em tendas temporárias. O governo chinês disponibilizou cerca de 150 biliões de dolares para um periodo de três anos de reconstrução, incluindo novas escolas que serão construidas nos mais altos padrões de segurança pois neste sismo morreram cerca de 10.000 crianças vitimas de demoronamentos e mesmo total colapso das suas escolas. Fica AQUI o excelente conjunto de 32 fotos de vários fotografos compilada no site Boston.com no tema The Big Picture
Aqui está o primeiro vídeo HD da minha Panasonic Lumix DMC-LX3. O resultado é excelente, a qualidade de imagem é impressionante!!! Fiz este vídeo à porta das instalações do Infarmed em Lisboa. Enquanto esperava por mais um "assignment" olhei para o chão e reparei nestas vespas, ao principio quando olhei pensei que tivessem mortas mas depois de me baixar e olhar com mais atenção reparei que afinal estavam em pleno acto sexual!!! Decidi experimentar o modo vídeo da minha Panasonic em modo HD e Macro. As vespas nem sequer se incomodaram com a minha presença nem com a máquina a apenas 1,5cm de distância delas. Tive pena de não poder ficar a filmar e a ver o que aconteceu até ao fim mas tive de ir embora. Este filme foi feito em modo HD 1280 x 720 dando um ficheiro com 279 Mb, comprimido depois em quicktime pro na mesma para 1280 x 720 ficando com 34,5Mb e depois feito o upload para o Flickr que o reduz para este tamanho mais pequeno sem perder qualidade!!! Enjoy it!!! Comentários e criticas são bem vindas!!! Deixem o vídeo carregar até ao fim para verem sem cortes.
A California tem sido assolada por violentos fogos, já arderam cerca de 35.000 hectares e cerca de 1000 casas, não houve registo de mortos apenas de alguns feridos. Foram evacuadas cerca de 50.000 pessoas estando agora a regressar às suas casas ou o que resta delas. Deixo AQUI o link da excelente galeria com cerca de 35 fotos do site Boston.com na página The Big Picture
Pois é comprei um brinquedo novo, a nova Panasonic DMC-LX3. O que posso dizer é que é fantástica!!! Estou completamente rendido aos resultados em termos de qualidade fotográfica da máquina. As fotos a preto e branco ficam no meu ver perfeitas, mesmo usando isos altos o ruido é muito bom, ou seja não é ruido mas sim grão tipo rolo. Outra das funcionalidades que gosto é o facto de poder ter controlo em tudo, a LX-3 pode ser totalmente manual, foco, abertura, velocidade, iso. Tem um botão tipo joystic que permite ter acesso a quase todas as funções e operar a máquina com uma só mão. O flash pode disparar à primeira ou segunda cortina embora a máquina seja um pouco lenta nas fotos usando flash à segunda cortina. Ainda não tive tempo de testar o modo video, mas esta pequena máquina faz HD!!! Deixo aqui umas fotos feitas aqui em casa servindo de modelo a minha amiga Nidia, os seus sapatos e o seu namorado Pedro. De notar que as fotos não tiveram qualquer pós-tratamento em photoshop, apenas um resize para 600 pix e o copyright no photomechanic.
Algumas das primeiras páginas de jornais com fotos que tirei. Visto trabalhar numa agência de noticias (Lusa), as fotos tiradas diáriamente são distribuidas para diversos orgãos de comunicação social quer nacionais quer internacionais, o que por vezes torna dificil saber onde foram publicadas. Normalmente costumo espreitar a banca de jornais no site da Sapo onde se pode ver quase todas as primeiras páginas dos jornais e capas de revistas que saem diariamente (muito cool), aliás tem também os links para o site do jornal ou revista.
Aconselho a todos a espreitarem este magnifico trabalho de fotojornalismo do fotografo Jonas Bendiksen da Agência Magnum sobre favelas e bairros onde habitam milhões de pessoas nas cidades de Caracas, Jakarta, Nairobi e Mumbai
Temporáriamente o My Photojournalism, vai estár "congelado" devido a viagem, no entanto podem seguir a minha viagem no novo blog de viagens que criei mais a minha namorada AQUI, onde colocarei noticias, fotos e histórias da nossa viagem à Argentina para onde partimos já amanhã. Até breve.
Mais um pequeno time lapse desta vez com a máquina colocada no chão centrada no final da passerelle. Foi feito com uma máquina compacta. A luz está um pouco rebentada mas a maquina não deixa ajustar nada em modo time lapse é tudo automático. Se quiserem ver algumas fotos que fiz e escolhi do Moda Lisboa podem passar pelo meu FLICKR e dár uma espreitadela.
Filme da nova Canon EOS 5D mark II, realizado por Vincent Laforet. A qualidade é impressionante, talvez vá investir numa mas vou esperar para ver se vale mesmo a pena. Como o meu trabalho é essencialmente de agência e faço muitas vezes cobertura de eventos desportivos a 5D não me vai adiantar nada. Acho que vou esperar pela saida da nova 1D pois a Mark III não é boa. Bem apreciem o filme.