Acabou ontem o ciclo de governação de José Sócrates com este a demitir-se depois do mau resultado do PS nas Eleições Legislativas.
Durante a última semana de campanha eleitoral acompanhei José Sócrates a par e passo em todas as arruadas, almoços com apoiantes e nos comícios à noite. Não foi de norte a sul pois nesta semana foi apenas de Setúbal para norte mas com alguns milhares de quilómetros de estrada, em locais como Barcelos, Viana do Castelo, Penafiel, Santarém, Porto, Leiria, Torres Novas, Lourinhã, etc.
Foi difícil apanhar expressões mais engraçadas ou até o contacto deste com o povo, pois nas arruadas Sócrates além de parecer querer evitar o contacto com as pessoas, esteve sempre rodeado por 4 a 6 seguranças e depois por jovens da JS que criavam o que nós chamamos "bolha" e que impediu quase sempre que o povo se aproximasse dele. Quando alguém conseguia furar esse cerco apenas conseguia trocar um beijinho ou um pequeno cumprimento pois eram logo agarrados por seguranças e quase nunca conseguiam falar com Sócrates.
Para nós, fotojornalistas, o trabalho foi um pouco ingrato pois tinhamos sempre à frente os elementos dessa "bolha", como documentam algumas fotos e caso não fossem esses elementos a entrar na composição da imagem eram os microfones dos jornalistas.
Ficam aqui algumas das fotos desta campanha e fotos do discurso final de Sócrates na noite eleitoral.