domingo, fevereiro 28, 2010

Tiago Melo

Tiago Melo, fotojornalista do DN, deixou-nos....
O Tiago foi uma das minhas primeiras amizades quando entrei para o fotojornalismo, sempre com excelentes conselhos e sempre disponível para ajudar.
Dele guardo a lembrança do seu sorriso e a sua amizade.
Ficam duas fotos, na primeira foi um retrato que lhe fiz no Ministério dos Negócios Estrangeiros, ele não gostava muito de ser fotografado pois preferia sempre estar do outro lado da máquina.
Na segunda foto está em plena acção a fotografar Fernando Santos quando este deixou de ser treinador do Benfica.
Que viajes em paz...


sábado, fevereiro 27, 2010

Na fronteira do Medo

Na edição do Jornal Expresso do passado sábado saiu um texto do colega Henrique Botequilha com uma das fotos que fiz na visita ao Campo de Refugiados "Djabal" em Goz Beida, no Chad, Africa.
Se quiserem ler o texto basta clicar na foto e aparecerá outra janela com a foto em tamanho original que dá para lerem o texto

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Chade, dois slideshows

Dois slideshows com fotos que fiz no Chade. As primeiras fotos são do Campo de Refugiados do Darfur situado perto da cidade de Goz Beida onde cerca de 16.000 sudaneses sobrevivem....
O segundo slideshow é todo ele de fotos tiradas de dentro de jipe da ONU onde andei em comitiva ministerial. Na impossibilidade de poder andar na rua a fotografar devido à falta de tempo, a única forma de fazer imagens foi através da janela do jipe. Numa das fotos que ia fazer a uma pick up superlotada, com homens armados até aos dentes o motorista do jipe onde eu seguia puxou-me rapidamente a máquina para baixo pois eram militares/guerrilheiros e se eles se vissem a ser fotografados íamos ter problemas, mesmo viajando num jipe da ONU.
Mas na viagem não ouve incidentes, apenas falta de tempo, em três dias três países....



segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Manifestação "Pelo Casamento, pela Família"

Cinco fotos da manifestação "Pelo Casamento, pela Família" que juntou no domingo passado, em Lisboa algumas centenas de pessoas contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.





Exercício da PSP

Slideshow com as fotos da noite em claro a acompanhar o exercício da PSP de preparação para missões internacionais. O exercício decorreu na zona de Torres Vedras e Mafra, com os candidatos a depararem-se com inúmeros cenários problemáticos e situações de emboscada para testar as suas capacidades de resposta e negociação.

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Numa roda viva

Já passaram alguns dias desde o meu ultimo post, mas não tenho parado, de serviço em serviço e com uma viagem "relâmpago" a África onde passei pela Etiópia, Chade e Mali, e digo passei pois foi mesmo de passagem que estive nestes três países.
Comecei o mês de Fevereiro por andar de helicóptero a sobrevoar os pontos sensíveis do transito de Lisboa devido ao desabamento de terras sobre a CREL e digo-vos que lá em cima também há bastante transito, pois à baixa altitude a que voamos entramos na rota dos aviões comerciais e por várias vezes tivemos de andar aos círculos a fazer tempo para podermos voar de um lado para o outro da cidade. A viagem foi bastante agradável, o dia estava limpo e pude levar a janela aberta do meu lado o que facilitou as fotos. Fui também fotografar o combate de kickboxing de um amigo meu onde aproveitei para fotografar também os seus preparativos para o combate e ver e sentir o ambiente nos bastidores nos momentos antecedentes aos combates. Fotografei também um exercício dos comandos portugueses que irão servir no Afeganistão e fui fotografar dois jogos de futebol, o Benfica contra o Guimarães e o Belenenses frente ao Rio Ave. Ontem à tarde fui fotografar um curso da PSP, que tem como objectivo formar os policias para cenários internacionais ao serviço da ONU, e que se prolongou por toda a madrugada e onde ouve muita acção e muitas explosões, mas essas fotos só as divulgarei depois de sairem na linha da Agência.
Na minha viagem a África além de fotografar os encontros bilaterais do Ministro dos Negócios Estrangeiros, visitei um campo de refugiados do Darfur em Goz Beida no Chade, mas apenas pude lá estar cerca de 30 minutos, que apesar de curtos deu para ter uma percepção do que aquelas 16.000 pessoas passam no seu dia a dia e o nível de pobreza que têm, mas que me deixaram frustrado pois é impossível fazer um bom trabalho em tão pouco tempo, também estas fotos do campo de refugiados só as publicarei depois de sairem na linha da Agência.
O grosso das fotografias da viagem foi feita através da janela dos aviões, carros, jipes e autocarro onde andei sempre em comitiva e sempre a correr. Em vez de ser "Street Photography" é "Window Street Photography", a janela funciona sempre como um frame onde a vida lá fora ia passando depressa e onde eu do lado de dentro a fui tentando captar da melhor maneira. Há pouca próximidade nestas imagens mas dá para se ter uma nocão do que se passa lá fora, através do meu olhar e das minhas escolhas quando decidia carregar no obturador.
Ficam algumas fotos destes meus dias.
O slidshow apenas tem fotos da Etiópia. Os próximos serão do Chad e do Mali